Frete GRÁTIS nas compras a partir de R$ 500,00 / Desconto de 5% no depósito bancário / Parcele em até 6X sem juros

A importância de matricular os filhos na educação infantil

RSS
A importância de matricular os filhos na educação infantil

Muitas pessoas questionam a importância de matricular os filhos na escola logo na primeira infância. Acontece que, apesar de não existir uma grade curricular de atividades especificas, esse é um momento importante para a criança desenvolver habilidades comportamentais e sociais.

A primeira infância é caracterizada até os seis anos de idade da criança. Especialistas afirmam que, as experiências vividas durante esse período exercem muita influência sobre o desenvolvimento da pessoa. É nesta fase que ela começa a desenvolver suas capacidades físicas, afetivas, éticas, sociais e etc.

Benefícios e habilidades conquistadas ao matricular os filhos na escola

Parceria

É muito importante que a criança seja conduzida de maneira adequada para que ela garanta todos os benefícios que essa etapa possa oferecer. A parceria entre pais e instituição de ensino é fundamental para educação e socialização da criança. Por isso, é indicado conhecer a escola os métodos de ensino para garantir que vá de encontro com aquilo que os pais acreditam e esperam para a educação dos seus filhos.

Socialização

Logo nos primeiros dias de aula, independente da idade da criança, ela vai conhecer pessoas, até então, diferentes de seu convívio social. Essa interação fará com que ela aprenda novas habilidades comunicativas e sociais, como se apresentar, solicitar ajuda, compartilhar brinquedos e etc.

Tolerância

Lidar com pessoas diferentes desde a infância vai expandir a percepção da criança sobre o ser humano e fará com que ela aprenda valores que são fundamentais para se relacionar numa sociedade onde as pessoas se respeitam.

Resistência a frustração

Dizer os primeiros “nãos” não é uma tarefa fácil, nem pra quem diz e nem para quem ouve. Ao matricular os filhos na escola eles aprendem a lidar com emoções e principalmente com frustrações. Afinal, eles terão que cumprir regras e lidar com pequenas situações como: não ser campeão em todas as brincadeiras ou apresentar o melhor desempenho em todas as atividades; terá de dividir a atenção do professor com outras crianças, horário definido para brincar, se alimentar e etc.

Comportamento, rotina e organização

Aceitar as diferenças entre a liberdade que tinha em casa e as regras que devem ser seguidas, nem sempre é simples para criança. Por isso, o quanto antes o seu filho for matriculado, mais facilidade ele terá para se adaptar e, consequentemente, lidar melhor com situações como comportamento dentro de sala de aula, organização pessoal, rotina e etc. É um processo no qual a criança é preparada para controlar seus impulsos e adaptar-se ao meio — sem encarar isso de maneira negativa.

Atividades complementares

Além da introdução de pequenas atividades de reconhecimento de cores, desenhos, números, letras, o que também desenvolvem coordenação motora, memória, concentração e assimilação. Algumas escolas propõem atividades extracurriculares como jardinagem, dança, esportes e outras tarefas físicas que contribuem para o desenvolvimento e bem-estar das crianças.

Neste momento, o desenvolvimento comportamental da criança, aprender a cumprir regas e viver em sociedade são aprendizados fundamentais para que seu filho ingresse na escola.

Postagem anterior Próximo Post

  • Jun 03, 2019
  • Natália Nocelli
Comentários 0
Deixe um comentário
Seu nome:*
Endereço de e-mail:*
Mensagem: *

Por favor note: comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

* Campos obrigatórios
Sale

Unavailable

Sold Out