Frete GRÁTIS nas compras a partir de R$ 500,00 / Desconto de 5% no depósito bancário / Parcele em até 6X sem juros

Amamentação: fases do leite e dicas

RSS
Amamentação: fases do leite e dicas

Dúvidas sobre o aleitamento sempre surgem para os pais, uma vez que sempre há novas informações (e palpites) a respeito de como amamentar seu bebê. Então, vamos falar um pouco sobre o leite materno, suas fases (e a importância de cada uma) e responder algumas dúvidas frequentes!

O leite materno é o alimento mais completo que podemos consumir. É um líquido, rico em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais na proporção certinha para o seu bebê e de acordo com a fase da vida! Sim, o leite materno muda sua composição conforme o bebê cresce (e também de acordo com o horário e com a época do ano). Esse leite também fornece anticorpos, que são essenciais para que o bebê tenha uma boa imunidade!

Fases do leite

  • Colostro à Leite produzido entre o 1° e 7° dias pós-parto.
    • É rico em água para ajudar na hidratação do recém-nascido (que perde peso após o parto por desidratação), por esse motivo tem coloração amarelo-transparente;
    • Volume de 3 a 5 ml por mamada, que é a capacidade do estômago do recém-nascido;
    • Muitas vezes chamado de “fraco”, mas de fraco não tem nada! É um leite rico em proteínas e anticorpos, funcionando como primeira “vacina” do bebê;
    • Nesse momento muitas pessoas sugerem a complementação com outros tipos de leite, mas não é necessário, mas sim contraindicado!
  • Leite de transição à após o colostro até o 15° dia após o parto.
    • Há uma mudança na coloração e na densidade do leite, ficando mais esbranquiçado e espesso;
    • Há aumento no volume de produção, sendo que o volume ingerido por mamada chega a ser cerca de 30 ml por mamada;
    • Leite mais rico em gorduras, vitaminas e açúcar, adaptado à idade do bebê que começa a ganhar peso;
    • Logo no início da mamada o leite é mais ralo e “engrossa” conforme o bebê mama! Isso ocorre pois no início da mamada o bebê se hidrata (bebe água) e no final se alimenta! Então, não pare a mamada no meio para trocar de seio, deixe o bebê terminar uma mama antes de trocar!
  • Leite maduro à é o leite após o 15° dia após o parto
    • Tem consistência mais espessa;
    • É rico em gorduras, proteínas, açúcares, vitaminas e minerais. A quantidade dos nutrientes varia com a idade do bebê e suas necessidades!
    • O volume de leite produzido também varia de acordo com a idade do bebê e com as suas necessidades! Então não se preocupe, o volume de leite produzido é adequado ao bebê (existem exceções, se o bebê perder peso, fale com o pediatra)!

Agora que sabemos um pouco mais sobre as fases do leite, podemos responder a algumas questões recorrentes:

  1. Até que idade precisa amamentar?

R: O recomendado é que seja feita amamentação exclusiva até os 6 meses. A partir dos 6 meses, deve ser introduzida a alimentação complementar e a amamentação deve continuar até os 2 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

  1. Por quanto tempo o bebê deve mamar? Quanto tempo deve durar cada mamada?

R: O ideal é deixar que o bebê mame em livre demanda. Mas o que é isso? Livre demanda é deixar que o bebê mame “à vontade”, sempre dando a primeira mama até esgotar e trocando de mama apenas se o bebê continuar querendo mamar. Bebês ainda não tem gula! Eles mamam enquanto estão com sede ou fome e, depois que saciam, naturalmente param!

  1. Precisa “completar” a alimentação do bebê com água ou chás? O meu leite é fraco?

R: Como o leite varia em sua composição de acordo com estação do ano (possui mais água no verão para hidratar melhor o bebê, por exemplo) e de acordo com a idade do seu bebê, durante os 6 primeiros meses de vida, não é necessário “complementar” a alimentação do nenê (exceto em casos específicos), o leite da mãe irá suprir com tudo que o seu filho precisar!

  1. Precisa acordar o bebê durante a noite para mamar?

R: Para recém-nascidos prematuros às vezes se torna necessário, mas a maioria dos bebês acorda sozinho quando está com fome durante a noite!

            Para orientações mais específicas para o seu bebê, procure um nutricionista!

  

Juliana A. E. Negrini

Nutricionista e Personal diet / CRN-3 29742

https://www.facebook.com/juliananegrininutricionista/

 

Postagem anterior Próximo Post

  • Mar 20, 2018
  • MaiSapeca Blog
Comentários 0
Deixe um comentário
Seu nome:*
Endereço de e-mail:*
Mensagem: *

Por favor note: comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

* Campos obrigatórios
Sale

Unavailable

Sold Out