Frete GRÁTIS nas compras a partir de R$ 500,00 / Desconto de 5% no depósito bancário / Parcele em até 6X sem juros

Brinquedos educativos X tecnologia: Como encontrar o equilíbrio?

RSS
Brinquedos educativos X tecnologia: Como encontrar o equilíbrio?

Estamos na era da internet, o principal passatempo dos pais é o celular. Nas horas vagas, todos estão conectados virtualmente. E é claro, a criança não vai querer ficar de fora. Mas, se você não é a favor da tecnologia em tempo integral ou se acredita que os brinquedos educativos podem ser importantes para o desenvolvimento da criança, nós podemos te ajudar.

O celular tem sido o principal refúgio para os pais que querem alguns minutinhos de tranquilidade. O aparelho é introduzido na vida das crianças cada dia mais cedo, antes mesmo que elas comecem a falar, já assistem vídeos e outros conteúdos em smartphones.

Definitivamente é impossível imaginar uma infância livre da influência dos equipamentos eletrônicos, por isso a indicação não é extingui-los e sim limitá-los.

Recomendações: brinquedos educativos X tecnologia

Idade ideal para introduzir a tecnologia

Não é recomendado o uso de celulares, tablets e computadores para crianças menores de dois anos e meio. Desde o período do nascimento até essa idade, o cérebro do bebê necessita de boas doses do mundo à sua volta para que se estruture como o esperado. Os estímulos recebidos do mundo externo são capazes de aumentar a conexão com os neurônios.

Estímulos

Palavras, toques, brinquedos, músicas ou livros, servem como uma espécie de asfalto para a construção de pontes cerebrais, que conectam novas áreas na mente em amadurecimento, como a formação da personalidade e o aperfeiçoamento da linguagem.

Horários definidos

Crianças não têm e nem devem ter grandes responsabilidades. Por isso, possuem a maior parte do tempo livre para brincadeiras e aprendizados.

É bom saber que nem os eletrônicos e nem os brinquedos educativos são recomendados durante as refeições. O uso de eletrônicos também não é interesse próximo ao horário de dormir, ao contrário dos livros, que podem anteceder o sono.

Tempo diário

Enquanto as crianças pequenas estão olhando para tela, elas podem perder oportunidades de praticar e dominar outras habilidades importantes. O que pode atrapalhar as interações sociais e limitar o tempo em que as crianças passam praticando outras atividades físicas.

Por isso, entre 2 e 5 anos de idade é recomendado apenas uma hora de celular por dia. Neste período, é aconselhado que os pais ou responsáveis acompanhem a programação junto com a criança para ajudá-la a compreender aquilo que está assistindo.

Brinquedos educativos

Ao contrário da tecnologia, não há restrições quanto ao uso de brinquedos educativos. Pelo contrário, eles auxiliam as crianças no processo de desenvolvimento de diversas habilidades como motoras, a atenção e a capacidade de memorização e de expressão.

Além disso, os brinquedos educativos melhoram a sociabilidade e a interatividade dos pequenos com outras crianças, diminuindo a timidez e, consequentemente, aumentando o poder de comunicação.

Os brinquedos educativos devem ser introduzidos ainda na primeira fase da infância. Cada um possui uma faixa etária e é muito importante respeitá-la para que a criança entenda a brincadeira e consiga desenvolver determinadas habilidades.

Por exemplo, para crianças de até dois anos são indicados fantoches ou brinquedos sonoros e coloridos para que as percepções visuais e auditivas sejam estimuladas. Até os 5 anos, os brinquedos como quebra-cabeça, blocos de encaixar, livro brinquedo e outros que estimulem a coordenação, o raciocínio lógico e a concentração, são boas pedidas.

Os brinquedos educativos são grandes aliados na educação infantil e no processo de desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Divida o tempo do seu pequeno entre brinquedos e brincadeiras educativas e tecnologia.

Postagem anterior

  • Jun 24, 2019
  • Natália Nocelli
Comentários 0
Deixe um comentário
Seu nome:*
Endereço de e-mail:*
Mensagem: *

Por favor note: comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

* Campos obrigatórios
Sale

Unavailable

Sold Out