Frete GRÁTIS nas compras a partir de R$ 500,00 / Desconto de 5% no depósito bancário / Parcele em até 6X sem juros

Introduzindo a mamadeira

RSS
Introduzindo a mamadeira

O aleitamento materno é a forma mais natural e saudável de alimentar o seu filho. Porém existem situações em que é necessário que uma mãe realize a retirada de leite das mamas, também chamada de ordenha. Isso pode acontecer porque a mãe tem leite em excesso, a mãe e o bebê não podem ficar juntos ou quando o bebê tem dificuldade de sugar.  Nos casos em que não é possível oferecer o peito para o filho, os pais costumam recorrer às mamadeiras.

Boa parte dos especialistas recomenda que se dê o leite materno ordenhado com colher ou um copinho.  Porém, dependendo da quantidade, dificilmente será possível deixar de usar a mamadeira.

Se você não conseguir fugir dela, existem diversas recomendações que você deve seguir para garantir que seu filho se alimente da forma mais adequada possível. É necessário entender o tamanho correto da mamadeira, o tipo de bico mais adequado para seu filho, como esterilizar a mamadeira, como e até quando usar e a forma de promover a sua retirada.

Tamanho da mamadeira

As mamadeiras costumam vir em dois tamanhos, mas as maiores nem sempre são necessárias até o final do segundo mês. A quantidade de mamadeiras que você precisará dependerá da frequência com que seu filho as utiliza. Se for eventualmente, duas serão suficientes.

Como escolher

A escolha deve ser feita pelo tamanho e material da mamadeira e do bico.

Sobre os bicos, você encontrará os de silicone e de látex. Os de látex são mais porosos e podem acumular mais resíduos. Os de silicone são menos flexíveis, porém mais resistentes. Eles também podem ser ortodônticos ou imitar o formato do mamilo e diferirem em tamanho.

É importante ler as embalagens com atenção para escolher o tamanho do furo certo para seu filho. Priorize o menor furo possível se seu filho mama no peito ou está aprendendo a usar a mamadeira, pois um menor furo permite uma menor passagem de leite e estimula a sucção.

Lembre que jamais se deve furar ou cortar o bico da mamadeira para sair mais líquido, pois o seu excesso pode provocar engasgos e refluxos no bebê.

Esterilizando a mamadeira

Você pode esterilizar sua mamadeira na panela comum (fogão) ou em um esterilizador de micro-ondas. Para esterilizar no fogão, ferva as partes da mamadeira em uma panela destinada apenas a esse fim com água por cinco minutos. No caso de esterilizador, é importante seguir as instruções de uso de cada aparelho. Nunca seque os produtos esterilizados em pano de prato que foi utilizado em outros utensílios de cozinha.

O ideal é esterilizar a mamadeira antes do primeiro uso e, posteriormente, sempre a cada nova mamada. É importante também estar atento que qualquer material plástico a ser esterilizado não pode contar bisfenol (BPA). Por isso, apenas adquira mamadeiras livre dessa substância nociva. E fique atento ao prazo de uso dos bicos para trocar sempre que necessário.

Como aquecer o leite na mamadeira

Evite o micro-ondas, pois ele aquece de forma desigual e pode aumentar as chances de queimaduras na boca do seu filho.  Dê prioridade à panela com água quente (não fervendo). Mas, se ainda assim preferir aquecer no micro-ondas, esquente sem o bico e chacoalhe bem a mamadeira antes de oferecer ao seu bebê.

Nunca requente o leite, seja ele materno ou em pó.

Como usar e como promover sua retirada

Em termos ortodônticos, você pode obter informações sobre a melhor posição de alimentar seu filho com a mamadeira e fazer a sua retirada no site do ABD da saúde (https://www.abcdasaude.com.br/odontologia/usando-a-mamadeira-com-bom-senso).

Além das informações que fornecemos aqui, recomendamos sempre que os pais procurem um especialista para receber instruções mais precisas sobre o assunto!!

Não conseguiu fugir da mamadeira? A MaiSapeca oferece boas opções para seu filho. É só entrar no nosso site www.maisapeca.com.br para conferir.

Postagem anterior Próximo Post

  • Dec 12, 2017
  • Paula Ferreti
Comentários 0
Deixe um comentário
Seu nome:*
Endereço de e-mail:*
Mensagem: *

Por favor note: comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

* Campos obrigatórios
Sale

Unavailable

Sold Out