Introduzindo a mamadeira

O aleitamento materno é a forma mais natural e saudável de alimentar o seu filho. Porém existem situações em que é necessário que uma mãe realize a retirada de leite das mamas, também chamada de ordenha. Isso pode acontecer porque a mãe tem leite em excesso, a mãe e o bebê não podem ficar juntos ou quando o bebê tem dificuldade de sugar. Nos casos em que não é possível oferecer o peito para o filho, os pais costumam recorrer às mamadeiras.
Boa parte dos especialistas recomenda que se dê o leite materno ordenhado com colher ou um copinho. Porém, dependendo da quantidade, dificilmente será possível deixar de usar a mamadeira.
Se você não conseguir fugir dela, existem diversas recomendações que você deve seguir para garantir que seu filho se alimente da forma mais adequada possível. É necessário entender o tamanho correto da mamadeira, o tipo de bico mais adequado para seu filho, como esterilizar a mamadeira, como e até quando usar e a forma de promover a sua retirada.
Tamanho da mamadeira
As mamadeiras costumam vir em dois tamanhos, mas as maiores nem sempre são necessárias até o final do segundo mês. A quantidade de mamadeiras que você precisará dependerá da frequência com que seu filho as utiliza. Se for eventualmente, duas serão suficientes.
Como escolher
A escolha deve ser feita pelo tamanho e material da mamadeira e do bico.
Sobre os bicos, você encontrará os de silicone e de látex. Os de látex são mais porosos e podem acumular mais resíduos. Os de silicone são menos flexíveis, porém mais resistentes. Eles também podem ser ortodônticos ou imitar o formato do mamilo e diferirem em tamanho.
É importante ler as embalagens com atenção para escolher o tamanho do furo certo para seu filho. Priorize o menor furo possível se seu filho mama no peito ou está aprendendo a usar a mamadeira, pois um menor furo permite uma menor passagem de leite e estimula a sucção.
Lembre que jamais se deve furar ou cortar o bico da mamadeira para sair mais líquido, pois o seu excesso pode provocar engasgos e refluxos no bebê.
Esterilizando a mamadeira
Você pode esterilizar sua mamadeira na panela comum (fogão) ou em um esterilizador de micro-ondas. Para esterilizar no fogão, ferva as partes da mamadeira em uma panela destinada apenas a esse fim com água por cinco minutos. No caso de esterilizador, é importante seguir as instruções de uso de cada aparelho. Nunca seque os produtos esterilizados em pano de prato que foi utilizado em outros utensílios de cozinha.
O ideal é esterilizar a mamadeira antes do primeiro uso e, posteriormente, sempre a cada nova mamada. É importante também estar atento que qualquer material plástico a ser esterilizado não pode contar bisfenol (BPA). Por isso, apenas adquira mamadeiras livre dessa substância nociva. E fique atento ao prazo de uso dos bicos para trocar sempre que necessário.
Como aquecer o leite na mamadeira
Evite o micro-ondas, pois ele aquece de forma desigual e pode aumentar as chances de queimaduras na boca do seu filho. Dê prioridade à panela com água quente (não fervendo). Mas, se ainda assim preferir aquecer no micro-ondas, esquente sem o bico e chacoalhe bem a mamadeira antes de oferecer ao seu bebê.
Nunca requente o leite, seja ele materno ou em pó.
Como usar e como promover sua retirada
Em termos ortodônticos, você pode obter informações sobre a melhor posição de alimentar seu filho com a mamadeira e fazer a sua retirada no site do ABD da saúde (https://www.abcdasaude.com.br/odontologia/usando-a-mamadeira-com-bom-senso).
Além das informações que fornecemos aqui, recomendamos sempre que os pais procurem um especialista para receber instruções mais precisas sobre o assunto!!
Não conseguiu fugir da mamadeira? A MaiSapeca oferece boas opções para seu filho. É só entrar no nosso site www.maisapeca.com.br para conferir.
Dec 12, 2017 time> - Paula Ferreti
Comentários 0 strong>