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Montando uma lancheira saudável

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Montando uma lancheira saudável

Durante o período de aulas, as mamães e papais tem mais um desafio: montar a lancheira das crianças todos os dias! Sempre há dúvidas sobre quais alimentos colocar na lancheira, uma vez que há no mercado inúmeras opções de alimentos voltados para crianças e fica difícil dizer quais são as melhores opções.

Grande parte dos alimentos voltados ao público infantil são aqueles que chamamos de guloseimas, como os bolinhos e biscoitos recheados, sucos açucarados, refrigerantes, salgadinhos, etc. Todas essas opções atraem os pequenos por suas embalagens, e muitas vezes seus pais pela praticidade, porém o consumo habitual desses lanchinhos pode levar a problemas de saúde na vida adulta, como: obesidade; colesterol alto; problemas cardiovasculares; diabetes, entre outros.

Mas então, o que fazer? Como escolher os alimentos que vão nas lancheiras dos pequenos? Tenho que eliminar totalmente as guloseimas?

Que tal vermos algumas dicas práticas!?

  • Inclua uma fruta!
    • Elas possuem fibras, vitaminas e minerais importantes para o crescimento!
    • Cada dia mande uma fruta diferente, para não enjoar
    • Boas opções para lancheira: Maçã, banana, uva, morango, pêra, cereja, carambola, ameixa, etc.
  • Sempre coloque um alimento fonte de carboidrato, sim eles precisam da energia para brincar!
    • Aqui cabem as bisnaguinhas, pães, biscoitos e bolos
    • Sempre prefira a versão integral desses alimentos! Elas tem mais fibras, vitaminas e minerais
    • Evite a opção com recheio, pois esses contém muito conservante e corante
    • Prefira as opções salgadas, vamos evitar dar doces (mesmo biscoito) todos os dias para as crianças!
  • Sempre coloque algo rico em proteínas, para dar força aos pequenos
    • Aqui as melhores opções ficam entre os queijos, leites e tofu!
    • Escolha algo para o recheio do sanduiche, como os queijos ou um acompanhamento para o biscoito, como os queijos petit suisse (tipo polenguinho);
    • Vale um alerta!!! Os iogurtes não podem ficar muito tempo fora de geladeira, então, para evitar uma dor de barriga, deixe eles de fora da lancheira!
  • E para beber?
    • A bebida não é obrigatória, mas ela pode fazer parte!
    • Prefira dar água! É a melhor opção para a hidratação das crianças!
    • E quando não for água?!
      • Pode ser um suco feito em casa (natural ou polpa) e colocado em uma garrafinha;
      • Pode ser água de coco de caixinha! Que tal escolher uma marca que não adicione conservantes?
      • Pode ser suco de caixinha, mas não qualquer suco
        • Os sucos tipo “Nectar” devem ser evitados!!! Eles são ricos em açúcar (quase igual ao refrigerante)
        • Os sucos tipo “integral” ou “só fruta” são as melhores opções... seus únicos ingredientes: fruta e água, sem adição de açúcar!!!
      • Pode guloseima de vez em quando?
        • Sim! Claro!
        • 1 vez na semana podemos deixar a criança escolher um bolinho ou outra guloseima para levar à escola, afinal com equilíbrio, podemos comer de tudo!

Montar uma lancheira saudável é parte de uma alimentação saudável. Para orientações mais específicas, procure um nutricionista

 

Juliana de Almeida Egas Negrini

Nutricionista e Personal diet

CRN-3 29742

https://www.facebook.com/juliananegrininutricionista/

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