Frete GRÁTIS nas compras a partir de R$ 500,00 / Desconto de 5% no depósito bancário / Parcele em até 6X sem juros

Natal com crianças: o que fazer?

RSS
Natal com crianças: o que fazer?

Chegou o natal e com ele muitas opções para celebrar o período com as crianças, seja decorando a casa para a época, visitando o Papai Noel no shopping center e, até mesmo, escrevendo cartinhas ao bom velhinho com pedidos de presentes. Mas decidir o que fazer no dia do natal pode ser um desafio!

Se você está em dúvidas sobre o que fazer com seus filhos, sobrinhos ou afilhados no dia de natal, não se preocupe porque opção é o que não falta e nós queremos ajudar vocês a escolher algumas tradições e atividades para deixar o natal dos seus pequenos ainda mais emocionante.
Antes de começar, é importante lembrar que o Papai Noel é um símbolo importante no universo infantil e ele não deve ser usado como instrumento educativo, ou mesmo de chantagem e barganha para que a criança seja boazinha, obediente e atenda às nossas expectativas de pais. Ele é símbolo de bondade, generosidade e solidariedade.
Pronto. Agora, vamos às sugestões que achamos mais interessantes!
1- Meias de natal. Você pode dizer aos seus filhos para que deixem meias penduradas perto da porta de casa para que, na manhã de natal, eles se surpreendam com pequenos presentinhos dentro delas, como doces, brinquedos pequenos e, até mesmo, uma cartinha do próprio Papai Noel!!
2- Teatro natalino. No dia do natal, você pode sugerir às crianças que, juntos, montem uma peça sobre algum aspecto do natal (nascimento de Jesus, por exemplo) para apresentar. Todos da família que quiserem podem participar e as crianças podem aprender um pouco mais sobre a data.
3- Biscoitinhos para o bom velhinho. Você pode convidar as crianças para fazer biscoitinhos para o Papai Noel. Coloque os biscoitinhos em um prato bonito e peça aos seus filhos que deixem embaixo da árvore de natal. No dia seguinte, os pequenos podem ficar animados com a ausência de alguns biscoitos e, até mesmo, por encontrarem alguns biscoitos mordidos pelo bom velhinho!
4- Contação de histórias. Os pais ou alguém da família pode reunir as crianças em uma roda e contar histórias sobre o natal para elas. Assim, elas aprendem mais sobre os símbolos natalinos. As histórias podem ser também sobre as tradições de natal da sua infância.
5- Troca de presentes. Este é o momento mais esperado e pode ser aproveitado para ensinar diversos valores para os pequenos. As crianças costumam ser as mais presenteadas, mas porque não ensinar o valor de presentear a elas? A troca de presentes mostra o valor da confraternização, da troca de carinho e amor. Uma sugestão seria os pais fazerem lembrancinhas com os filhos para que eles também presenteiem os familiares.
Além disso, o momento dos presentes é sempre a hora da chegada do tão aguardado Papai Noel. Mas e se não houver um? As crianças possuem muita imaginação e é possível aproveitar isso para fazer com que elas pensem que o Papai Noel passou por lá para deixar os presentes. Mas como? Os pais e familiares podem inventar algum pretexto para que as crianças saiam da sala (podem dizer que o Papai Noel chegou e está escondido e incentivarem que as crianças saiam a procura dele). Então, podem colocar os presentes na árvore, reproduzirem o som dos sinos do Papai Noel e, depois, chamarem os pequenos de volta para a sala para que descubram do que se trata. Quando chegarem lá, ficarão maravilhados ao ver os presentes deixados pelo Papai Noel. É possível, inclusive, “esquecer” algum item do Papai Noel junto à árvore, como o seu gorro por exemplo.
Mas, se houver um Papai Noel, ele pode chegar tocando o famoso sino e interagir com as crianças para, então, entregar os presentes. Essa é infalível, as crianças amam!
Outra opção para o momento da troca de presentes, se você costuma presentear seus filhos na manhã do dia 25, é pedir que eles escolham um brinquedo usado e em bom estado e deixem embaixo da árvore para que o Papai Noel leve para uma criança que não tem brinquedos. Durante a noite, pegue o brinquedo usado de cada um e deixe os novos para que, ao acordarem, seus filhos fiquem surpresos ao ver o que o Papai Noel deixou para eles embaixo da árvore! Você também pode fazer isso na noite do dia 24, mas precisará dar um jeito de tirar as crianças de perto da árvore por um momento!
Além das tradições e atividades para o dia do natal, você pode ir preparando seus filhos com algumas atividades que podem ser tão importantes quanto as que mencionei acima.
Quando chegar a época de decorar sua casa para o natal, convide as crianças para lhe ajudar e, conforme for montando a árvore e o presépio, vá contando o significado e história de cada um dos símbolos. Caso não saiba, você pode ler a história para eles assim que terminar a decoração!
Vocês também podem montar cartões de natal para enviar para a família toda. Arranje cartolinas, canetinhas, lápis de colorir e deixe que seus filhos criem os cartões de natal. Se já souberem escrever, a família vai adorar ler a mensagem com a letrinha deles!
Uma outra sugestão pode ser aproveitar a época de natal para ensinar aos seus filhos o valor da doação. Preparem sacolinhas de roupas, calçados, brinquedos e itens de higiene para ajudar crianças carentes e peça que seus filhos participem da preparação e, se possível, da entrega das sacolinhas.
Uma alternativa às sacolinhas é a campanha “Papai Noel nos Correios” que existe em várias cidades do Brasil. Por meio dessa campanha, você pode “adotar” uma cartinha que uma criança carente ou de família menos afortunada enviou ao Papai Noel e providenciar um presente para aquela criança. Depois, é só levar o presente em um ponto definido pelos correios e eles se encarregam de entregar. Você pode ver mais informações nesse link https://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/ .
Espero que as sugestões tenham inspirado vocês e desejo que o Natal deste ano seja mágico e feliz!

Postagem anterior Próximo Post

  • Dec 19, 2017
  • Paula Ferreti
Comentários 0
Deixe um comentário
Seu nome:*
Endereço de e-mail:*
Mensagem: *

Por favor note: comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

* Campos obrigatórios
Sale

Unavailable

Sold Out