Frete GRÁTIS nas compras a partir de R$ 500,00 / Desconto de 5% no depósito bancário / Parcele em até 6X sem juros

Nutrição nos ciclos de vida: da gravidez à primeira infância

RSS
Nutrição nos ciclos de vida: da gravidez à primeira infância

Parte 1 - Nutrição da gestante

 

Para todas as futuras mamães e papais, a descoberta da gravidez traz alegria e muitas perguntas. Isso é natural, afinal, todos os futuros pais querem o melhor para seus bebês! Como muitas destas perguntas que aparecem estão relacionadas com a alimentação, vamos falar um pouco sobre isso!

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, principalmente hormonais, para que seja possível sustentar o bebê que está crescendo logo ali no útero. Essas mudanças irão afetar o metabolismo, de forma que as necessidades nutricionais ficam aumentadas, ao mesmo tempo em que podem ocorrer enjoos, constipação, azia, perda de apetite, inchaço, entre outros.

Os nutrientes que mais tem suas necessidades aumentadas durante a gestação são o Ferro e o Ácido fólico. Por esse motivo, quase que todas as gestantes tomam suplemento desses nutrientes. O aumento nas necessidades de Ferro está relacionado, principalmente, com o aumento no volume do sangue durante a gravidez, que pode chegar a 40%, e a sua deficiência pode levar à anemia. Já o aumento nas necessidades de ácido fólico está relacionado à formação do tubo neural (espinha) do feto e a sua deficiência pode levar à má formação.

Na alimentação, o ferro é encontrado em vegetais verdes escuros, feijões e carnes. Para aumentar a absorção desse nutriente, uma dica é pingar umas gotinhas de limão nesses alimentos! Já o ácido fólico pode ser encontrado em feijões, vegetais verde escuros e fígado.  

Além de se atentarem aos nutrientes cujas necessidades são aumentadas, é importante também que a gestante tenha um ganho de peso adequado durante a gestação, para garantir que o feto cresça adequadamente e com saúde. Tanto o ganho excessivo de peso na gestação, como o ganho insuficiente podem afetar a saúde do bebê por toda a vida:

  • Ganho de peso elevado à obesidade e diabetes na vida adulta
  • Baixo ganho de peso à baixa imunidade e menor capacidade cognitiva.

Para calcular o ganho de peso adequado para cada mamãe é necessário calcular o IMC pré gestacional e olhar na tabela o ganho de peso adequado:

 

IMC =         Peso     

            Altura X Altura

 

Ganho de peso saudável na gravidez

IMC antes da gravidez       /           Ganho de peso indicado

<18,5                                     /           12.5 a 18.0 kg

18.5 – 24.9                           /           11.5 a 16.0 kg

25 – 29,9                               /           7.0 a 11.5 kg

> 30                                       /           5.0 a 9.0 kg

 

 Para ter uma alimentação saudável na gestação basta seguir algumas dicas:

  • Comer em intervalos regulares (a cada 2 ou 3 horas);
  • Consumir de 3 a 4 frutas diferentes ao dia (que podem ser os lanchinhos intermediários);
  • Comer 3 a 5 verduras todos os dias (crus e cozidos);
  • Comer 3 porções de leite e derivados ao dia;
  • Comer 2 porções de carne/frango/peixe ao dia;
  • Consumir peixe pelo menos 2 vezes na semana (vai ajudar a formar o sistema nervoso do bebê);
  • Não consumir bebidas alcoólicas, elas são tóxicas ao feto!
  • Evitar café, chocolate e refrigerantes, pois esses alimentos atrapalham a digestão e podem causar azia;
  • Se estiver com enjoo:
    • Coma bolacha de água e sal em jejum, antes mesmo de se levantar da cama;
    • Beba água muito, MUITO, muito gelada;
    • Coloque uma rodela de gengibre em sua água (aquela, bem gelada).
  • Se estiver com “desejos” avalie bem se é vontade de comer...
    • Os desejos de gestantes normalmente estão ligados às necessidades nutricionais! Logo... desejo de brócolis é desejo, mas “desejo” de chocolate é só vontade mesmo!

Assim, fazendo uma alimentação balanceada e fracionada, mamãe e bebê terão uma gravidez saudável e uma experiência 100% positiva! E, para necessidades específicas, não deixe de procurar um nutricionista.

 

Juliana de Almeida Egas Negrini 

Nutricionista e Personal diet / CRN-3 29742 

https://www.facebook.com/juliananegrininutricionista/

Postagem anterior Próximo Post

  • Jan 09, 2018
  • Paula Ferreti
Comentários 0
Deixe um comentário
Seu nome:*
Endereço de e-mail:*
Mensagem: *

Por favor note: comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

* Campos obrigatórios
Sale

Unavailable

Sold Out