Importância da relação mamãe x bebê na alimentação

A formação dos hábitos alimentares de uma criança estão diretamente relacionados com os estímulos que a criança recebe desde o início da vida.
A formação de hábitos alimentares saudáveis começa na amamentação, momento no qual mãe e bebê estabelecem um laço de amor e carinho envolvendo o alimento. Com a introdução alimentar, o papel da mãe (e do pai) continua sendo de extrema importância, pois os filhos passam a imitar os pais e a seguir seus passos, até mesmo na alimentação. É nesse momento que devemos ofertar uma grande variedade de alimentos (principalmente as frutas, verduras e legumes) e evitar oferecer os alimentos ultraprocessados (lasanhas prontas, biscoitos recheados, etc.).
E como fazer isso?!
Simples!!! A mamãe (e o papai) devem ser exemplo. Devem estabelecer horários para que os pequenos comam, sem beliscos durante o dia, e devem seguir os mesmos horários! Precisam apresentar aos pequenos os alimentos em sua forma natural (mostrar como é uma abobrinha inteira, por exemplo) e, por que não deixá-los tocar o alimento e até mesmo ajudar a preparar?
Quando os pais demonstram interesse em preparar a comida e se alimentar junto com seus filhos, as crianças percebem! E a relação que os pequenos criam com os alimentos é muito mais saudável e ira segui-los durante a vida!
Então mamães (e papais) aproveitem para criar momentos prazerosos na hora da alimentação e ajude seu pequeno a ter prazer em comer de tudo!
Juliana A. E. Negrini
Nutricionista e Personal diet / CRN-3 29742
https://www.facebook.com/juliananegrininutricionista/
May 01, 2018 time> - MaiSapeca Blog
Comentários 0 strong>