Frete GRÁTIS nas compras a partir de R$ 500,00 / Desconto de 5% no depósito bancário / Parcele em até 6X sem juros

Voltando às aulas: dicas para preparar seu filho.

RSS
Voltando às aulas: dicas para preparar seu filho.
Volta às aulas, sinônimo de felicidade para alguns pais, preocupação para outros ou uma mistura dos dois sentimentos coexistindo ao mesmo tempo. Além de toda a rotina que precisamos dar conta, a volta às aulas das crianças carrega a vida com ainda mais alguns fatores de stress, como compras de materiais, uniformes, matrículas, etc. Muitas vezes as crianças começaram em uma nova escola, passaram para uma série mais difícil e rigorosa ou tiveram alguma dificuldade social no ano anterior. O medo do desconhecido atinge todos os membros da família.
Entretanto, muitas vezes, sobrecarregados com as rotinas e os afazeres os pais podem “deixar passar” experiências emocionais importantes que estão acontecendo com as crianças, como o nervosismo, ansiedade, insegurança. Trabalhar em conjunto com nossos filhos para construir resiliência e gerenciar as emoções pode beneficiar a saúde de toda a família.
Nossa grande vantagem é que as crianças são naturalmente sábias e extremamente capazes de lidar com mudanças. O que não nos isenta da tarefa de orientá-los no processo e oferecer um espaço que crie a possibilidade para o reconhecimento e validação das emoções.
Muitas vezes pensamos que crianças não teriam o que se preocupar em voltar para a escola, mas a lista nos surpreenderiam. Em um artigo para a revista eletrônica Psychology Today, Brian Johnson e Laurie Berdahl contam que crianças nomearam aquilo que mais causa preocupação: bullying, violência, pressão por notas, pressões sociais, pressões sexuais.
Esses são alguns fatores (sem mencionar stress gerado por situações da família) que dificultam a aprendizagem, alteram o comportamento, auto-estima, sentido de pertencimento, entre outros.
Algumas medidas podem ser tomadas para um retorno tranquilo às aulas:
Conversar e prepara a rotina do primeiro dia de aula: alguns dias antes de começar as aulas é importante que a criança comece a dormir no horário certo. Organizar as coisas em casa como mochila, material didático, o espaço para fazer as tarefas de casa, a lancheira. Isso facilita o primeiro dia de aula, ajuda a criança a se sentir cuidada e segura. Além disso, escolha lanches saudáveis que podem manter a energia da criança durante toda a aula e ajudem na concentração. Dependendo da idade da criança é importante que os pais a acompanhem até a porta da escola ou até mesmo até a porta da sala.
Conheça as outras crianças e seus pais: é importante para interação de nossos filhos criar laços sociais, os pais são grande contribuidores para isso.
Converse com seu filho(a): pergunte sobre seus medos e preocupações para ajudá-los a compartilhar. Pergunte sobre aquilo que gostam ou não gostam na escola, pessoas, tarefas, espaços, brincadeiras. E perceba como as experiências positivas podem ser incorporadas por seus filhos(as) para construir resiliência.
Empatize com seu filho(a): demonstre que você está consciente daquilo que ele(a) está passando e que você o acompanha nesse processo. Dando espaço para que ele(a) viva a experiência e também suporte. Enfatizar que nem toda mudança, novo começo, transição que é diferente daquilo que conhecíamos precisa ser ruim. É importante encorajá-los a enfrentar os medos e não deixar as ansiedades nos paralisarem.
E, por último, mas não menos importante, não podemos nos esquecer que a vida pode ser leve e divertida. Brinque!

Daniela de Oliveira
Terapeuta corporal e floral
daniela@pdhpsicologia.com.br
(11) 98141-6207


Postagem anterior Próximo Post

  • Jan 16, 2018
  • Paula Ferreti
Comentários 0
Deixe um comentário
Seu nome:*
Endereço de e-mail:*
Mensagem: *

Por favor note: comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

* Campos obrigatórios
Sale

Unavailable

Sold Out